Wikipedia

Resultados da pesquisa

quinta-feira, março 17, 2011

O MILAGRE DA CURA


A Cura ao alcance de Todos

Hoje em dia, o Ser Humano já sabe que desequilíbrio, ou doença é resultado de uma gestão ineficaz no que diz respeito ao aspecto físico, mental, emocional e espiritual. Já sabemos que na doença, não só influenciam os factores físicos, como tudo o que faz parte do Ser Humano. Procuramos um médico, ou alguém que nos trate quando temos um sintoma físico de algum desequilíbrio, e não nos damos conta que o inicio de tudo provém do campo emocional, espiritual e mental.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1947, declarou como definição para a saúde: ‘A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, emocional, social e não apenas a ausência de uma doença ou desequilíbrio.’

Acredito que esse seja o grande objetivo para este século – encarar as coisas pelo lado positivo, e descobrir cada vez mais o que faz parte do Ser.
Veja de novo: ‘A Saúde é um estado de completo Bem-Estar Físico, Mental, Emocional, Social e não apenas a ausência de uma doença ou desequilíbrio’.

Muito já se tentou. A procura pela vida eterna já deu os seus frutos – já todos sabemos o que nos espera! Continuamos focados na morte e na doença em vez de nos focalizarmos na Vida. Segundo as estatísticas, a causa da maioria das mortes serão derivadas de problemas cardiovasculares, AIDS, além do Cancer que continua a sua expansão. Mas na realidade, a maior causa da morte dos Seres Humanos nos próximos anos será sem dúvida a Depressão – considerada a Doença da Alma! No entanto, tudo têm uma razão lógica na vida – não existiria necessidade de realizarmos esta ‘travessia’ se não existissem tarefas por terminar, e objetivos de consciência para alcançar.

Nos tempos que se avizinham o homem conhecerá finalmente uma forma de conquistar a Saúde por completo. Apesar de alguns esforços em construir robots, máquinas que substituem determinados órgãos no corpo humano, e se acreditar que daqui por uns anos o índice médio de vida ultrapassará seguramente os 100 anos, acredito que a verdadeira descoberta vai ser ainda mais profunda e verdadeira – o Poder Divino em cada um de nós, sem santidade e sim com realidade, da compreensão seres imateriais e seres materiais! Para compreendermos e aceitarmos as condições a que nos propomos ao escolher viver na Terra, devemos analisar e ter em conta o Ser Humano como um todo e observá-lo no seu conjunto. Acredito que somos apenas pequenos seres, ou partes de um sistema - o qual chamamos de Universo, com um único objetivo – EVOLUIR,EVOLUIR CADA VEZ MAIS!

A manifestação do Feminino, representa a condição necessária à concretização e manifestação do Masculino, e vice-versa. A Organização Divina e a Sincronia, a que vulgarmente chamamos de ‘coincidências’ só é possível na existência destes dois pólos, conhecidos pela cultura oriental de Yin e Yang:

- valorizamos o sorriso porque um dia sentimos a tristeza!

- valorizamos a determinação, porque conhecemos a inércia!

O Ser Humano e tudo o que faz parte da vida, manifesta-se numa dualidade quase sempre paralela. A verdadeira aprendizagem acontece quando percebemos que devemos unir estes dois pólos, aceitando a sua ordem natural, como parte de uma Sabedoria Superior que se sobrepõe a todos nós. Algo que se manifesta no silêncio e que torna possível a existência da vida e de todo este processo engenhoso e perfeito - a Energia Universal!

Energia Universal

Enquanto a tecnologia e a ciência avança, o campo das Terapias complementares alternativas, ganha cada vez mais projeção - Acupuntura, Massagens, Homeopatia, Naturopatia etc..., dia após dia, parece que nos aproximamos de uma verdade mais completa, no que diz respeito à conservação da Saúde no Ser Humano.

Somos Energia. Somos centelhas de Luz ‘desprendidas’ do cosmos, no seu trajeto único e verdadeiro de Cura e Evolução Divina.

Somos Seres Espirituais oriundos de uma dimensão perfeita e divina a que chamamos Universo ou Deus e que vivemos ao redor da crosta terrestre indo e vindo na busca da evolução, para um dia alcançarmos o poderíamos chamar de Angelitude, ou seja sermos mais inteligentes no nosso interior espiritual.

Tive a oportunidade de estudar e conhecer alguns indivíduos que para uns denominam-se de “mestres” ( ninguém é mestre de nada, que estuda sabe um pouco mais), na área alternativa, e percebi que muito existe a descobrir ainda, e a primeira coisa é se auto descobrir, se amar e logo amar ao próximo.

Parece que cada caminho que tomava me levava a uma verdade, que poderia usar para tratar ou ajudar o Ser Humano a trabalhar a sua cura. Mas percebia rapidamente que algo era colocado de parte desde o inicio. Aliás, era-lhe dado uma importância reduzida, como se tratasse de algo óbvio e certo – refiro-me à Energia Universal – que na minha perspectiva se encontra na base da vida, e como podemos perceber, começa agora a ser falada com mais frequência.

Felizmente a Mente Humana encontra-se num período de abertura e descoberta, facilitando a evolução e o próprio Reencontro Interior.

Civilizações mais antigas, como os Maias, os Egípcios, os Celtas, já conheciam tudo o que o homem atual está a redescobrir.

Vários nomes surgiram, derivados de muitas diferentes formas de abordagem, mas na verdade tudo vai dar no mesmo.

Na verdade ‘Energia Universal’ - o termo mais conhecido no Ocidente - é a Vida, é tudo o que possibilita esta fantástica sincronia entre tudo o que nos rodeia.

Energia é na verdade a essência, o fluxo que corre em cada um de nós, através de Meridianos (canais de energia), que provém do sol, da terra, dos alimentos e sobretudo da respiração.

Quando esse fluxo se altera, ou é prejudicado, durante algum tempo de uma forma repetitiva, leva ao desequilíbrio, e à doença.

Quais as causas do desequilíbrio energético?

- Stress

- Depressão

- Medicação excessiva

- Alimentação incorreta

- Falta de exercício físico

- Falta de Amor-Próprio

Entre muitas outras, estas são algumas das causas do desequilíbrio energético no Ser Humano.

Na verdade, todas as Terapias Holísticas tratam do reequilíbrio da circulação energética. No Shiatsu, por exemplo, tenta-se reequilibrar o fluxo energético através de pressões, alongamentos e massagem. Na Acupuntura, usando muitos dos mesmos pontos, numa amplitude mais reduzida, usamos as agulhas para estimular, acelerar, ou harmonizar esse mesmo fluxo energético. O calor, e todas as outras terapias – como massagem, ou outras que usam o toque terapêutico, têm o mesmo objetivo final – Harmonizar o fluxo energético no Ser Humano.

Na época que atravessamos, parece ter existido um ‘Boom’ de terapias e várias formas de chegar à cura. Desde o Reiki, a todas as terapias holísticas tudo parece fazer sentido. Na verdade, e a base de todo o meu trabalho, todas elas se complementam, e todas fazem falta ao ser humano.

Mas existe algo importante a ter em conta – no que diz respeito ao percurso na Cura - é necessário ter consciência, como terapeuta, que sem querer, de uma forma quase inconsciente, podemos cair na armadilha em apresentar saídas, ou soluções que não passam apenas de mais um desvio, e afastamento à responsabilização e consciência do trabalho que a pessoa deve realizar.

Mesmo que cada terapia nos mostre a cura, esta irá ser efémera, enquanto não tivermos compreendido a razão da vida e da própria energia, no fundo, tudo se resume ao Auto Conhecimento de Si Mesmo, e ao assumir o papel principal nesta passagem terrena.

Cura Pessoal

O caminho para a Cura Pessoal é traçado por cada indivíduo. Sem nos apercebermos, escolhemos exatamente o trilho que nos leva à nossa própria cura. Quando falo em Cura Pessoal, refiro-me à Missão Pessoal de cada um. Acredito que viemos a esta aprendizagem terrena com o objetivo de nos reencontrarmos e atingirmos a consciência plena do que nos propusemos quando a decisão de voltar novamente a materia. Como quando um amigo nos pede um conselho, e temos capacidade de aconselhar de uma forma clara e aparentemente ‘certa’, assim acontece quando somos ‘convidados’ a observar o que andamos fazendo quando da última passagem pela Terra. E aí, decidimos um trajeto, uma tarefa, que nos ajude na ascensão à ao nosso Eu Divino Pessoal. Ao tomarmos consciência deste aspecto, facilmente chegamos à conclusão que existe um trabalho terreno, com o qual nos comprometemos, e ao qual não podemos fugir!

Através da minha experiência pessoal, percebi que o primeiro passo é o Auto Conhecimento. Apesar de Seres Espirituais que somos, neste momento estamos na Terra, como Seres Terrenos. O reconhecimento e a consciência deste estado, limitado e condicionado, é importante, senão o decisivo na conquista da paz e tranquilidade interior. Além de evitar a dispersão, promove a responsabilização das tarefas escolhidas, ajudando na eliminação das culpas, muitas vezes incutida pela igreja ou linhas espirituais fundamentalistas, e ainda, a existência da sobriedade em relação à espiritualidade!

Este passo de auto conhecimento deve ser realizado com ferramentas e pessoas, com as quais nos sentimos bem e confiantes. É muito fácil sair do trajeto original, e facilmente apontar o dedo e culpar o que é exterior a nós. O marido, a mulher, o filho, o sistema, a mãe, a avó, etc... - tudo pode servir de alvo enquanto não alcançarmos a consciência que a única pessoa responsável pela felicidade somos nós mesmos.

Na procura da Cura, o universo do homem desenvolveu-se de uma forma rápida e por vezes pouco esclarecedora. Devemos ter em conta que ninguém cura ninguém!

Nem mesmo Jesus, o grande Mestre dos Mestres, curava. O que Ele fazia na realidade era ajudar o Ser Humano a criar condições para que se curar a si mesmo! Ele mesmo dizia: “vai que a tua fé te salvou”. Era uma afirmação forte de lembrar ao individuo poder que cada um carrega dentro de si.

Não faz sentido, ser alguém exterior a nós tratar do que escolhemos viver! Afinal de contas cada um tem o seu trilho e a sua tarefa.

Alguns aspectos a ter em conta na caminhada consciente da Cura Pessoal:

Desapego

(tudo o que é exterior não nos pertence – transmutação do Ter em Ser!)

Perdão / Aceitação

(consciência do nascimento, e da importância dos registros da infância)

Compaixão

(capacidade de olhar nos olhos e aceitar o próximo como um semelhante caminhante na mesma estrada da vida – perceber que a minha perspectiva nunca será igual à dele)

Amor Incondicional

(semelhante ao anterior, mas numa plenitude superior e mais sublime)

Humildade

(o nosso papel na vida é sermos aprendizes de nós mesmos, isso abre-nos a mente e o coração para o conhecimento e uso de inteligência)

Compromisso

(consciência que quer queiramos ou não, o trajeto será realizado)

Consciência do Ser Espiritual – ligação com o Eu Divino

(acreditar que somos espirituais, dá-nos um sentido e uma esperança)

Exercício de Auto Cura e limpeza:

Coloque-se numa posição confortável. Com os pés bem assentes no chão, e as mãos em posição de receber (palmas para cima). Comece por inspirar lentamente pelo nariz e expirar pela boca, concentrando-se no título deste exercício - exercício de limpeza!

Agora, a cada inspiração sinta o ar a fluir em seu corpo, e, quando se sentir relaxado, procure visualizar um copo por cima de sua cabeça.

Dentro desse copo existe uma luz em estado líquido, imagine-a da cor que preferir. É uma luz ligada ao divino, que tem o poder de limpar todo o seu corpo, de tudo o que o incomoda, atraindo a cura, e o bem estar ao seu corpo.

Visualize agora esse copo a derramar sobre o alto da sua cabeça (chakra coronário), essa luz poderosa, de uma forma tranquila e serena!

Lentamente, deixe-se envolver por essa luz, que percorre o seu interior, envolvendo os seus orgãos internos, e todos os seus músculos.

Agora, após estar completamente envolvido pela sua luz, sinta a saírem dos seus pés raízes, que perfuram a terra!

Acabou de criar um circuito de limpeza.

Relaxado, tranquilo, centre-se no seu cérebro, e identifique cada pensamento, imagem menos positiva, e deixe que essa luz a absorva lentamente, encaminhando em direção à terra que tem o poder de transmutar. Pouco a pouco, deixe que imagens positivas, de felicidade e bem-estar invadam o seu cérebro, e permaneçam!

Da mesma forma, centre-se a sua mente - identifique todas as emoções menos positivas, como a raiva, o ciúme, a tristeza, frustração, e deixe que a luz absorva, enviando para a terra!

Veja a sua mente cada vez mais limpa, mais leve, e mais saudável - apenas reinando alegria, felicidade e muito amor!

Após sentir que o exercício foi completo, visualize a luz a 'cortar' as raízes, fazendo com que estas penetrem na terra, levando com elas tudo o que o incomodava.

Sente-se mais leve, mais tranquilo?

Sente que produziu efeito?

Repita este exercício durante 7 dias seguidos!

Nenhum comentário: