Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, novembro 13, 2013

Por que tantas islandeses ainda acredito em duendes invisíveis.


Como a história e a geografia do país criou o cenário perfeito para criaturas mágicas , cuja existência percebido faíscas protestos ambientais até hoje.

Na beira do campo de lava Gálgahraun antiga, cerca de 10 minutos de carro do lado de fora da capital da Islândia Reykjavík, um pequeno grupo de ambientalistas locais fez acampamento entre a rocha retorcida vulcânica , selvagem musgo e grama escurecimento para protestar contra um novo desenvolvimento estrada que vai cortar a paisagem bucólica em quatro seções e coloque um círculo de tráfego em seu núcleo. O projeto, liderado pela Estrada da Islândia e da Administração Costeira e do município vizinho de Garðabær , proporcionará uma rota mais direta para e da ponta da península Álftanes , onde o composto rústico, com telhas vermelhas do presidente do país e um povoado homônimo de 2.600 pessoas de pé.
O Hraunavinir , ou " Amigos da Lava ", acreditam que os benefícios de um projeto que serpenteia através Gálgahraun sejam anuladas por seus custos ambientais e culturais . De acordo com o manifestante Ragnhildur Jónsdóttir , as vias iria destruir algumas das " formações belíssimo lava" e estragar um habitat onde as aves migram e pequenas plantas florescem . Um dos pintores mais famosos da Islândia , Johannes Sveinsson Kjarval , uma vez que trabalhou em suas telas lá, talvez magnetizado pelo charme de relíquias naturais íngremes do terreno.
Nem todos os argumentos contra o desenvolvimento são tão simples. Pelo menos, alguns acreditam que ele vai deslocar certas forças sobrenaturais que habitam dentro dos escombros vulcânica santificado , e temem as consequências potencialmente escuras que vêm com esse distúrbio. Jónsdóttir , um vidente grisalha e óculos , que também opera um "jardim elf " na cidade vizinha de Hafnarfjörður , acredita que o campo é altamente povoada por elfos , huldufólk ( pessoas ocultos) , e anões, muitos dos quais , diz ela, que recentemente fugiram da área , enquanto o assunto está resolvido .
Uma das muitas rochas de formas estranhas nas casas de campo de lava " a igreja elfo muito importante ", que situa-se no caminho de uma das estradas , de acordo com Jónsdóttir . Tanto ela e outra vidente visitou o campo separadamente e chegou à mesma conclusão sobre o local . "Quero dizer, há milhares ou milhões de rochas neste campo de lava ", disse ela , " mas ambos foram para a mesma rocha ou penhasco e falou sobre uma igreja elfo. " Ela sabe sobre a igreja elf porque ela pode vê-lo , diz ela, e também sentir a sua energia , uma sensação de muitos islandeses estão familiarizados.
Se uma estrada é completamente necessário, os elfos geralmente se mover para fora do caminho, mas se for considerado supérfluo , uma possibilidade em Gálgahraun ", coisas muito ruins " poderia acontecer. " Esta igreja elfo está ligado por energia da luz para outras igrejas, em outros lugares ", disse Jónsdóttir . "Então, se um deles é destruído , é , uh, bem , não é uma coisa boa. "
Embora a crença de Jónsdóttir em elfos pode parecer extremo, é bastante comum para os islandeses , pelo menos cogitar a possibilidade de sua existência. Em uma pesquisa de 1998 , 54,4 por cento dos islandeses disseram acreditar na existência de elfos. Essa pesquisa é bastante consistente com outros resultados e com trabalho de campo qualitativo , de acordo com um trabalho acadêmico publicado em 2000, intitulado " Ponto dos elfos of View " por Valdimar Hafstein , que agora é professor folclorística na Universidade da Islândia . " Se isso fosse apenas uma senhora louca falando de amigos invisíveis , é muito fácil rir sobre isso ", disse Jónsdóttir . " Mas para as pessoas através de centenas de anos falando sobre as mesmas coisas , é além de uma ou duas senhoras loucas . ele é parte da nação " .
Jacqueline Simpson , professor visitante da Universidade de Sussex Centre de Chichester de Folclore, os contos de fadas e fantasia , na Inglaterra , disse que as referências à palavra alfar , ou elfo , apareceu pela primeira vez no registro islandês em poemas Viking da época que datam de cerca de 1000 AD . Os textos mais antigos não divulgar muito sobre o que os elfos fazem, eles se concentram principalmente sobre as atividades dos deuses . As histórias mais elaboradas surgiram no folclore dos séculos 16 e 17 e amadureceram com a idade.
Os elfos diferem dos valores extremamente pequenas que são normalmente descritos como assistentes de Papai Noel no popular, mitologia americana . E, ao contrário das fadas da Grã-Bretanha e outras partes da Europa , os elfos islandeses vivem e se parecem muito com os seres humanos , de acordo com Simpson e outros especialistas . " Você tem que chegar bem perto antes que você pode ter certeza que é um elfo e não um ser humano ", disse Simpson, que começou a estudar Old Icelandic em seus dias de graduação e, posteriormente, compilou um livro cheio de lenda islandesa traduções . Quando os elfos são vistos , são tipicamente vestindo " a roupa de um par de cem anos atrás", quando muitas das histórias veio realmente vivo.
Seu comportamento também é semelhante ao de pessoas: "  economia herdeiro é da mesma espécie : os seres humanos como , as pessoas ocultas têm gado , cortar feno, barcos a remo , baleias esquartejar e pegar frutas ", Hafstein escreve . " Como seres humanos, eles também têm sacerdotes e xerifes e ir à igreja aos domingos. " Isso explicaria a igreja elf no campo de lava . De acordo com Jónsdóttir , duendes pode variar amplamente em tamanho, desde alguns centímetros até três metros de altura. Mas os islandeses normalmente entram em contato com os mais pequenos : um "em torno de um pé de altura " e "o outro ... talvez seja semelhante a uma criança de 7 anos de idade. " Eles podem viver em casas , às vezes com vários andares , e , se você deixá-los sozinhos , eles geralmente se ocupar de seu próprio negócio. De acordo com Simpson, " tratá-los com respeito, não perturbar as suas habitações , ou tentar roubar o seu gado , e eles vão ser perfeitamente ... bastante neutro, bastante inofensivo. "
Construir ou não perturbar suas casas e igrejas , por outro lado, pode agitar o seu lado " ferozmente " territorial , Simpson disse . Máquinas de quebrar ou parar de funcionar sem explicação, de acordo com pesquisa do Hafstein . Então, talvez, um trabalhador torce um tornozelo ou quebra a perna. Nas histórias mais antigas, ovelhas, vacas, e as pessoas podem adoecer e até cair morto . De acordo com Simpson, " Se você danificar suas pedras , você vai pagar por isso. "
Talvez os fios mais escuros no folclore do século 19 envolve elfos seqüestro de pessoas e mantendo-os como reféns nas montanhas, ou substituição de bebês ou crianças pequenas com um " changeling ", ou "um elfo que se parece com um bebê, mas não é , " de acordo com Simpson. Esses atos são completamente espontânea e malicioso . " Aí está você vê uma jovem mãe feliz, tem seu bebê agradável e misteriosamente ", diz ela , " ele pára de crescer ou torna-se muito irritado e mal-humorado . E então você percebe , 'Oh céus ! Os elfos ter roubado o bebê real e deixou essa coisa em seu lugar. "
Embora as histórias baby- arrebatando certamente caiu fora do mainstream consciência islandês , contos de elfos se meter com obras que invadem seu território , geralmente em rochas ou colinas , abundam. "Eles falam de avarias mecânicas sem causa aparente , acidentes estranhos e avisos de sonho, ou uma série delas, interpretado como o trabalho dos elfos ", Hafstein escreve . " Os habitantes invisíveis do canteiro de obras devem querer impedir de , atrasar ou retaliar para a construção em curso em sua propriedade. "
Na verdade , as crenças em befalling desgraça aqueles que se atrevem a construir em território elf é tão difundido e frequente que o caminho da Islândia e da Administração Costeira criou uma de cinco páginas " resposta padrão" para a imprensa indagações sobre elfos , que Viktor Arnar Ingolfsson , um chefe porta-voz , e-mail em resposta a perguntas do Atlântico . " Ele não vai responder à questão de saber se os [ islandês estrada e Administração Costeira ] empregados fazem ou não acreditam em duendes e " pessoas escondidas " porque a opinião difere muito sobre isso e ele tende a ser uma questão muito pessoal ", diz a declaração .
A agência continua:
... Não se pode negar que a crença no sobrenatural é , ocasionalmente, a razão para as preocupações locais e essas opiniões são levadas em conta , assim como qualquer outra pessoa seria. Este é simplesmente um caso de boas relações públicas .
Valorizamos a herança dos nossos antepassados ​​e se a tradição oral passada de uma geração para a outra nos diz que um determinado local está amaldiçoado , ou que seres sobrenaturais habitam uma determinada rocha, então isso deve ser considerado um tesouro cultural. Nos dias em que a luta com as forças da natureza foi mais dura do que é agora , conservação veio à tona neste folclore, e os cadáveres e as características naturais bonitas foram mesmo poupados.
A reação [ administração] a estas preocupações tem
variado. Problemas foram resolvidos, atrasando o projeto de construção em um determinado ponto , enquanto os elfos que vivem lá supostamente seguiu em frente. Em outros lugares, as pessoas responsáveis ​​não vi nenhuma outra solução senão dar continuidade ao projeto contra a vontade de certos indivíduos. Houve ocasiões em que condições de trabalho foram ligeiramente alteradas , mas em pouca despesa extra. Não há como negar que essas histórias de elfos e lugares amaldiçoados têm atraído a atenção da mídia. Funcionários [O governo]  já responderam às perguntas sobre este assunto e não abaixou o problema.
No final de 1970 , a agência atendeu ' conselhos sobre "seres sobrenaturais" que residiam nas rochas abaixo de " Os Trolls videntes Passe" no norte da Islândia e decidiu contra detoná-los . Ele chama a estrada irregular " um testemunho " de seus esforços para cumprir com as crenças locais. Nenhum acidente , desde então, ocorreram perto da passagem , alguns dizem elfos têm protegido os motoristas. "É bom para fazer negócios com os elfos ", disse Jónsdóttir . "Eles sempre manter o seu negócio. "
Há também histórias mais recentes de benevolência. Em 2010, Árni Johnsen , um ex-membro do Parlamento islandês , capotou seu SUV em uma estrada coberta de gelo no sudoeste da Islândia , se inclinou de um pequeno penhasco, e sobreviveu sem grandes ferimentos. Mais tarde, ele creditou um grupo de elfos que vivem em uma pedra perto dos destroços de salvar sua vida. Quando a estrada foi escalado para a construção sobre a rocha , ele insistiu que os roadmakers " salvá-lo ", segundo Jónsdóttir . Ele, então, chamou Jónsdóttir para determinar se suas suspeitas sobre os elfos estavam corretos , de acordo com um artigo de revisão da Islândia na época. Ela encontrou "três gerações" de elfos que vivem dentro dela, e , em uma reunião com as criaturas , perguntou sobre se queriam ser afastado para um local mais seguro perto da casa de Johnsen . " Os elfos pensei sobre isso e falamos sobre isso um lote inteiro ", ela disse ao The Atlantic . " Eles disseram: ' Se você pode prometer que colocar nossa casa na grama , porque nós queremos ter ovelhas. E deste lado do rock tem que enfrentar a vista sobre o mar ea ilha pequena . "
A pedra de 30 toneladas foi transportado , e agora os elfos viver feliz em um campo com "ovelhas e cavalos" perto de sua casa , de acordo com Jónsdóttir .
Ingolfsson , porta-voz da agência de estrada, explicou que o projeto no campo de lava a Gálgahraun vai continuar como planejado, porque as autoridades vê-lo como uma " melhoria necessária . " " Um acordo com os manifestantes não é plausível ", escreveu ele em um e-mail. " Os elfos não ter sido visível ... neste argumento. "
É importante notar que nem todos na Islândia acredita nesses contos . É certamente um assunto delicado que alguns não se sentem à vontade para discutir com estranhos.
Islandês música phenom Bjork uma vez advertiu o New Yorker : "Você tem que tomar cuidado para o clichê Nordic ", disse ela . " Um amigo meu diz que quando os executivos da gravadora vir a Islândia , eles pedem as bandas se eles acreditam em duendes , e quem diz que sim fica se inscreveram. "
Em 2005 , o New York Times relatou que Hafstein , o pesquisador que escreveu o papel amplamente citado mencionado anteriormente nesta peça , tinha " cansado do assunto, " depois de ter sido identificado como um " expert elfo nacional" pelo Conselho de Turismo da Islândia . Em um e-mail, Hafstein remeteu utilmente o Atlântico para seu papel, mas recusou uma entrevista , escrevendo : "Estou fora do 'business elf " desde há muito tempo atrás, fiz uma pesquisa de volta em meados dos anos 90 , mas há muito tempo desde que mudou-se para outras coisas . "
Então, há os céticos full-blown . De acordo com Árni Björnsson , o ex- diretor do departamento etnológica do Museu Nacional da Islândia , a crença generalizada em elfos é " um mito bastante recente ", que surgiu na década de 1970 , e floresceu em parte por causa da " cultura hippie . " Enquanto ele reconhece a rica história de contos populares de seu país , ele não provar " que as pessoas realmente acreditam em si mesmas, não mais do que eles acreditam na existência real de Tarzan ou Harry Potter. "
De acordo com sua teoria , a maioria das " fofocas " sobre as pessoas que acreditam que os elfos interferir com projetos de construção remonta a uma única história sobre " um motorista de trator desajeitado , mas alegre ", que, no verão de 1971 , quebrou a máquina e alguns pipelines , enquanto mover rochas nos arredores de Reykjavik. Ele tentou explicar o acidente , argumentando que havia elfos que vivem na rocha. " Ninguém nunca tinha ouvido falar sobre elfos nesta rocha antes, mas o comentário fez manchete em um jornal, ea bola começou a rolar ", disse ele em um email. A história ganhou força na década de 1980 , em parte devido à sua assistência. Ele escreveu:
Esta história tem um novo balanço internacional na reunião de cúpula do [ Mikhail Gorbachev ] e Ronald Reagan em Reykjavík 1986. Os pobres centenas de jornalistas estrangeiros tem para os primeiros dias uma notícia muito escassa da reunião . Eles tentaram usar seu tempo em outra coisa. Alguns deles tinham ouvido falar sobre a impressionante paisagem , outros sobre literatura antiga , e muito poucos tinham ouvido falar que os islandeses acredita em elfos. Na minha qualidade no Museu Nacional , eu estava sobrecarregado com perguntas. Eles queriam uma confirmação de um oficial! Eu tentei ser flexível e diplomático , mas as histórias que deu a volta ao mundo.
Apesar de suas dúvidas , mesmo Björnsson admite que sua família tinha uma história sobre elfos. Ninguém em sua fazenda de infância era para cortar a grama em uma encosta perto do campo de feno , porque as pessoas viviam escondidos nas rochas. Um lavrador que desobedeceram suas ordens do bisavô teria sido golpeado com tuberculose. E enquanto ele abertamente afirma que ele não acredita , ele hedges um pouco . "Eu não me atrevo a manter que os habituais órgãos dos sentidos humanos são perfeitos ", escreveu ele , "para que possa haver a possibilidade de que existe algo que as pessoas normais não podem perceber. "
Teorias sobre o porquê de os islandeses , em particular, parecem inclinados a tal centro superstições na luta dos primeiros colonos para suportar a sua existência isolada de tal majestosa paisagem , mas imprevisível .
Alaric Hall, professor de Inglês literatura medieval na Universidade de Leeds , que também investiga as crenças medievais islandeses, argumenta que os elfos serviu como uma espécie de inventaram "outros" para os seus primeiros colonizadores vikings , que não tem nenhum nativos ou povos indígenas para "conquistar ". " os vikings que chegaram na Islândia no 870s realmente eram , provavelmente, os primeiros colonizadores humanos na ilha , " Hall, que fez sua dissertação sobre elfos , na Inglaterra, disse . "Então eles são realmente os povos indígenas . Mas eles não querem ser. Como toda a gente na Europa ocidental na Idade Média e no início do período moderno , eles realmente queriam ser invasores. Então, o que fez os elfos é que eles fornecem ... este tipo de população indígena anteriormente que pode permitir que você se sente como um vencedor. "
Simpson acredita que a vida extremamente pobre e isolado dos colonizadores do século 17 e 18 só enriqueceu os detalhes das histórias iniciais. Islandeses naturalmente imaginei os elfos que vivem a existência confortável e extravagante que pessoas comuns desejou. Comumente , os meninos iriam encontrar elfos nas colinas " festa " em um momento da história do país em que ter uma refeição decente era incomum .
As histórias modernas mudaram claro , porém, de acordo com Simpson, e agora os elfos servir como uma espécie de lembrete de uma existência mais velho, antes de cidades, indústrias e outros desenvolvimentos começaram a deixar uma marca permanente na ilha. "Eles estão agora, talvez , para os bons velhos hábitos simples. "
Björnsson especularam que as histórias são usadas para expressar " uma espécie de ambientalismo primitivo. " De certa forma , eles representam uma conexão especial com a paisagem natural que é difícil de se articular . Haukur Ingi Jónasson , professor de gerenciamento de projetos na Universidade de Reykjavík que escreveu sobre elfos durante os seus estudos de pós-graduação em teologia e psicanálise no Seminário Teológico Union , em Nova York, diz que muitas montanhas, colinas e rios da Islândia estão carregados de significado para as pessoas que viver perto deles. " [ Os elfos são ] uma espécie de tentativa ritualística para proteger algo significativo , o respeito algo de importância, e reconhecer algo de valor ", disse ele . Em outras palavras , os elfos honrar um equilíbrio de poder que sempre se inclinou claramente na direção da natureza e do capricho de seus vulcões em erupção , deslocando geleiras, e terra tremendo. "Somos uma espécie de sempre à disposição de algo que não somos nós ", disse ele . "É isso. É da natureza . Ele está lá fora. Eu não posso controlar isso , é isso que eu tenho que cumprir . "
Como a indústria invadiu , Jónsdóttir insiste, muitos seres humanos se esqueceram " a vida interior da terra ", como se dobrá-lo à sua vontade. Ao elfos ato , eles estão fazendo mais do que apenas proteger suas próprias casas, eles estão lembrando as pessoas de um relacionamento perdido.
" hey're ... protetores da natureza, como nós, seres humanos deve ser ", disse ela . "Nós apenas esquecido. "
Apesar de ser um caso está pendente sobre a legalidade da construção no campo de lava, Jónsdóttir disse ao The Atlantic os contratantes estavam planejando a ignorá-lo e continuar a trabalhar no campo de qualquer maneira. Ela disse que ela e os outros membros do grupo estariam lá esperando os bulldozers . Na semana passada, ela e vários dos manifestantes ambientais foram presos por em pé na frente das máquinas. "Estou fora da cadeia ", ela escreveu no e-mail para o Atlântico , depois ela foi liberada . "O povo da Islândia estão em estado de choque após o dia de hoje .
Não só Nature perdido, mas "[ crença ] na democracia, na Islândia .
No dia seguinte, os manifestantes voltaram, mas desta vez , a polícia simplesmente levado as pessoas para fora da zona de construção e não fez nenhuma prisão . Os tratores estão arrasando o lava, e agora os elfos podem precisar entrar em cena "Cabe aos elfos , mas também cabe a nós seres humanos ", escreveu ela em outro e-mail . "Nós realmente precisamos de
trabalhar em conjunto em um presente. "

Nenhum comentário: