Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, novembro 19, 2010

INQUISIÇAO



Carmem, obrigado pela sua visita ao blog e pelo seu email aí dessa Viena maravilhosa, atendendo a sua solicitação sobre o tema Inquisição, coloco a seguir um resumo das loucuras humanas que vivemos infelizmente em uma das muitas e triste época da nossa passagem  sobre o planeta. Mas, um dia todos nós, ignorantes humanos, vamos nos respeitar em todos os sentidos, aí sim, estaremos as portas do paraiso. Todas as seitas e religiões vão um dia sem duvida alguma, dar as mãos e juntos, todos, vamos chegar a um só pondo, o nosso criador.
Só lembrando a você diante da sua duvida se Jesus  tinha  alguma religião.  O Mestre Jesus nunca pregou uma religião e nem teve templos, falou e lembrou a nossa fé ao pai criador de todas as coisas, curou e ensinou a curar,  deu poderes a todos a curar, todos; Pedro, Matheus, André, João, etc...curaram.
Nós também podemos nos curar, podemos. Fez das margens do lago da Galiléia e periferia o seu templo aberto. Deixou uma mensagem para a humanidade: "ama ao teu próximo como a ti mesmo" a até ninguém ainda entendeu o recado, os poucos que entenderam é quase nada no  oceano das "dores humanas". Falou que a vida continua ao dizer "A muitas moradas na casa de meu Pai" a ignorância humana  mais uma vez fecha os olhos para a grande verdade...

-----------------000-----------------
Inquisição

A Santa (OU SATANICA) Inquisição teve seu início no ano de 1184, em Verona, com o Papa
Lúcio III. Em 1198, o Papa Inocêncio III já havia liderado uma cruzada contra os albigenses (hereges do sul da França), promovendo execuções em massa. Em 1229, sob a liderança do Papa Gregório IX, no Concílio de Tolouse, foi oficialmente criada a Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício. Em 1252, o Papa Inocêncio IV publicou o documento intitulado Ad Exstirpanda, que foi fundamental na execução do plano de exterminar os hereges. O Ad Exstirpanda foi renovado e reforçado por vários papas nos anos seguintes. Em 1320, a Igreja (a pedido do Papa João XXII) declarou oficialmente que a Bruxaria, e a Antiga Religião dos pagãos constituíam um movimento e uma "ameaça hostil" ao cristianismo.
Os inquisidores, cidadãos encarregados de investigar e denunciar os hereges, eram doutores em Teologia, Direito Canônico e Civil. Inquisidores e informantes eram muito bem pagos. Todos os que testemunhassem contra uma pessoa supostamente herege, recebiam uma parte de suas propriedades e riquezas, caso a vítima fosse condenada.
Os inquisidores deveriam ter no mínimo 40 anos de idade. Sua autoridade era outorgada pelo Papa através de uma bula, que também podia incumbir o poder de nomear os inquisidores a um Cardeal representante, bem como a padres e frades franciscanos e dominicanos. As autoridades civis, sob a ameaça de excomunhão em caso de recusa, eram ordenadas a queimar os hereges. Camponeses eram incentivados (ludibriados com a promessa de ascenderem ao reino divino ou através de recompensas financeras) a cooperarem com os inquisidores. A caça às Bruxas tornou-se muito lucrativa....
...Gradativamente, contando com o apoio e o interesse das monarquias européias, a carnificina se espalhou por todo o continente. Para que se tenha uma idéia, em Lavaur, em 1211, o governador foi enforcado e a esposa lançada num poço e esmagada com pedras; além de quatrocentas pessoas que foram queimadas vivas. No massacre de Merindol, quinhentas mulheres foram trancadas em um celeiro ao qual atearam fogo. Os julgamentos em Toulouse, na França, em 1335, levaram diversas pessoas à fogueira; setecentos feiticeiros foram queimados em Treves, quinhentos em Bamberg. Com exceção da Inglaterra e dos EUA, os acusados eram queimados em estacas. Na Itália e Espanha, as vítimas eram queimadas vivas. Na França, Escócia e Alemanha, usavam madeiras verdes para prolongar o sofrimento dos condenados. Ainda, a noite de 24 de agosto de 1572, que ficou conhecida como "A noite de São Bartolomeu"(Este quadro acima chama-se o martírio de São Diniz,  que foi decapitado nesse dia e para evitar tanta matança, acontece o milagre, segundo a tradição ele teria depois ter a cabeça separada do corpo juntado a mesma e caminhado com ela em suas mãos alguns metros, deixando todos os algozes petrificados de medo. Esta obra está no Panteon de Paris - é considerada "a mais horrível entre as ações inquisidoras de todos os séculos". Com o consentimento do Papa Gregório XIII, foram eliminados cerca de setenta mil pessoas em apenas alguns dias.
Além da Europa, a Inquisição também fez vítimas no continente americano. Em Cuba iniciou-se em 1516 sob o comando de dom Juan de Quevedo, bispo de Cuba, que eliminou setenta e cinco hereges. Em 1692, no povoado de Salem, Nova Inglaterra (atual E.U.A.), dezenove pessoas foram enforcadas após uma histeria coletiva de acusações. No Brasil há notícias de que a Inquisição atuou no século XVIII. No período entre 1721 e 1777, cento e trinta e nove pessoas foram queimadas vivas.
No século XVIII chega ao fim as perseguições aos pagãos, sendo que a lei da Inquisição permaneceu em vigor até meados do século XX, mesmo que teoricamente. Na Escócia, a lei foi abolida em 1736, na França em 1772, e na Espanha em 1834. O pesquisador Justine Glass afirma que cerca de nove milhões de pessoas foram acusadas e mortas, entre os séculos que durou a perseguição....

Nenhum comentário: